- HISTÓRICO
Um Pouco da Nossa História
No dia 12 de janeiro de 1948, vieram de Curitiba para a cidade de Mandaguari cinco irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, com a missão de dar início a uma Instituição Educacional.
Enfrentaram inúmeras dificuldades, mas com muita fé, entusiasmo e vontade de vencer deram início a nova Instituição Educacional, dedicando-se à Educação das famílias. Deram especial atenção às crianças, jovens e adolescentes. Inicialmente dedicaram-se a um grupo de alunos em regime de internato e, aos poucos, abriram suas portas para todos aqueles que nela quisessem buscar o saber e uma educação fundamentada nos valores do Evangelho.
Fundada em 1948 com o nome de “Ginásio Sagrada Família” funcionou até o ano de 1970 como escola particular.
No final do ano de 1970 foi estadualizada com o nome de “Escola Estadual Família de Nazaré”, a qual, permaneceu até 1990.
No ano de 1991 passou e ser “Escola Estadual Sagrada Família”, ofertando o ensino fundamental I e II.
A partir de 2001 voltou com o ensino particular com o nome de Colégio Sagrada Família, mantido pela Associação Família de Maria.
Do Colégio Sagrada Família muitas gerações levam em suas vidas as mais ricas e emocionantes recordações dos bons tempos aqui vividos.
Irmã Eva
Pertence a Ordem Religiosa Franciscana, da Congregação Religiosa Sagrada Família. Iniciou sua vida como professora ao lado da vida religiosa, começando a lecionar em 1928, em uma escola pública da Colônia Monci, do município de São José dos Pinhais.
Em 1935, a Ordem Religiosa a transferiu para Siqueira Campos onde ocupou o cargo de Superiora da Casa Relgiosa, continuando sua atuação como professora e diretora da Escola Primária Local.
Em 1938, novamente é transferida para Campo Largo da Piedade, continuando como Superiora da Casa e atuando como professora e diretoria.
Atendendo a solicitação do povo de Siqueira Campos, em 1939, a Madre Provincial da Ordem, à qual pertencia a Irmã Eva, fez com que ela retornasse aquela cidades, onde permaneceu até 1947.
Justamente por ser um elemento dinâmico e criativo, a Irmã Eva foi transferida para Mandaguari, onde chegou em janeiro de 1948.
Aqui tudo estava por fazer. A educação das crianças e jovens exigia que se fundasse uma escola, que alem de educar, também oferecesse a formação religiosa, satisfazendo o atendimento espiritual da nova geração que surgia.
Irmã Eva chegou com mais duas religiosas, que se propuseram fundar uma escola, nascia assim o Colégio Sagrada família. Irmã Eva como Superiora da Casa Religiosa e como professora, tinha uma trabalho grande pela frente. Inicialmente ocuparam uma casa de madeira, situada na rua Itambé, antiga rua Caçadores, bastante modesta, lá faltava tudo. Desde o mobiliário pessoal como o da escola. Logo a Casa Religiosa e o Colégio começaram a crescer, pois o povo recebeu as religiosas carinhosamente e muito ajudaram a Ordem Religiosa e hoje vemos o fruto da obra e do trabalho dedicado da Irmã Eva, a majestosa construção da Casa que abriga as religiosas, bem como o Colégio, uma das melhores casas de ensino não só de Mandaguari, como da Região. A Irmã Eva, alem da semente que plantou no jardim da vida e que hoje se apresenta cheio de flores, ainda contribuiu com seu trabalho nos Internatos Menino Jesus e Nossa Senhora Aparecida, ambos de Curitiba. Em Jacarezinho trabalhou no seminário da Diocese.
Voltou a Mandaguari onde continuou ser serviços como catequista, orientando o curso de batismo, acompanhando os serviços das Sras. do Apostolado da Oração e ainda responsável pela ornamentação da Igreja Matriz.
A Irmã Eva foi diplomada pela escola Ginasial de Curitiba, possuindo ainda os cursos de aperfeiçoamento de Diretor em Curitiba, de Treinamento de Dirigente das Instituições de Menores do Serviços Social de Brasilia, Curso de Psicologia e Espiritualidade da Universidade Católica e Curso Intensivo para Superiora e Mestras de Curitiba.
Recebeu do Rotary Club de Mandaguari, o diploma de Honra ao Mérito.
Irmã Eva foi um exemplo, quer como religiosa, quer como professora, passando toda a sua vida servindo o próximo, com amor e carinho, especialmente em Mandaguari.